Você sabia que uma cadela pode ter até 15 filhotes de uma só vez? E uma gata, 12? Imagine que cada um desses filhotes tenha mais uma ninhada, e assim consecutivamente. Em cinco anos, teríamos por volta de 10 mil animais pelas ruas, gerando mais e mais crias indesejadas.
A castração é a ação mais eficaz para combater a triste realidade em que vivemos hoje. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), atualmente existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Bichinhos que sofrem com a falta de alimento, abrigo, carinho e segurança. Além disso, podem desenvolver doenças que são nocivas tanto para eles quanto para os seres humanos, se tornando uma questão de saúde pública.
A falta de um controle populacional eficaz é um problema geral, que deve ser solucionado com urgência para que menos animais sofram nas ruas. Antigamente, isso era feito através da carrocinha, que capturava os animais de uma forma cruel para que fossem executados em câmaras de gás ou através de choque. Felizmente, em abril de 2008, foi sancionada a Lei Estadual nº 12.916, que passou a proibir a matança indiscriminada de animais de rua pelos canis do estado de São Paulo.
Além de evitar crias, o procedimento previne possíveis tumores e problemas de saúde que o animal pode desenvolver. Desde que assumiu o mandato, a Vereadora Fernanda Moreno vem lutando por políticas públicas em prol da causa animal do município, e a castração sempre foi uma das prioridades. As campanhas educacionais para conscientização da população são de extrema importância para que os tutores possam oferecer o melhor para o bem-estar de seu animal.
Em muitas cidades a castração é gratuita, como no município de Mogi das Cruzes, que, graças ao trabalho da vereadora, houve um crescimento expressivo nos números nos últimos 3 anos. A castração é a medida mais eficaz para combater os maus-tratos. Porém, esses números poderiam ser bem maiores se as pessoas fossem mais conscientes e aproveitassem os serviços gratuitos para o bem dos animais e dos próprios seres humanos.
0 comentário