Conscientização do bem-estar animal

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), há cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Esse número alarmante reflete em ONGS lotadas, saúde pública prejudicada, e, claro, na crueldade de tantos animais, que antes tinham um lar, a própria sorte. Sobrevivendo em meio a tantas dificuldades, porque seus tutores simplesmente decidiram assim. São várias as desculpas ao abandonar um animal, mas nada justifica deixar para trás um amigo leal que jamais te abandonaria.

  A impunidade de um ato tão repugnante, é uma das maiores dificuldades dentro da causa animal. As políticas públicas para exigir os direitos dos animais ainda são poucas, e são pouquíssimos municípios que se empenham em criar leis para proteger aqueles que não podem falar por si mesmos. 

  Adotar um animal é um ato lindo de amor, mas não deve ser feito no impulso! Muitas pessoas se arrependem, pelos mais variados motivos. A responsabilidade de ser tutor de um pet é grande, pois a guarda responsável requer tempo, carinho, dedicação, custos com alimentação, assistência veterinária… todos os envolvidos precisam estar de acordo, afinal, esse pet será mais um membro da família.

  O Grupo FERA preza pela adoção consciente, para reduzir o grande número de animais em situação de rua. A cada 10 animais que vivem nas ruas, 9 já tiveram um lar. Muitos deles jamais terão uma nova chance. Por isso, ao castrar e vacinar, além de cuidar do seu animal, você também contribui para evitar crias indesejadas que apenas aumentam essa triste estatística de animais abandonados..

  Não adote até ter certeza de que está pronto para o compromisso, pois o seu bichinho será sua responsabilidade para sempre. Lembre-se de que é uma vida, e que eles também sentem frio, calor, fome, sede e medo.

GUARDA RESPONSÁVEL

 Cuidar de um animal exige bem mais do que apenas ração e água! É necessário ter ciência de que o seu pet será sua responsabilidade durante toda a vida, e que ele precisará de espaço, paciência, dedicação e muito amor e carinho. Por isso, é importante se certificar que terá condições financeiras e psicológicas, antes de adotar.

Conheça aqui os 10 Mandamentos Guarda Responsável 

CASTRAÇÃO

  A castração é a ação mais eficaz para combater a triste realidade em que vivemos hoje. São muitos os bichinhos que sofrem com a falta de alimento, abrigo, carinho e segurança. Além disso, os animais nas ruas podem desenvolver doenças que são nocivas tanto para eles quanto para os seres humanos, se tornando uma questão de saúde pública.

  A falta de um controle populacional eficaz é um problema geral, que deve ser solucionado com urgência para que menos animais sofram nas ruas. Antigamente, isso era feito através da carrocinha, que capturava os animais de uma forma cruel para que fossem executados em câmaras de gás ou através de choque. Felizmente, em abril de 2008, foi sancionada a Lei Estadual nº 12.916, que passou a proibir a matança indiscriminada de animais de rua pelos canis do estado de São Paulo.

Fique por dentro dos mitos e verdade sobre a castração

MAUS TRATOS

  Uma situação de maus-tratos se caracteriza ao ato de infligir sofrimento ao animal, seja físico ou psicológico. Alguns casos não são visíveis tão facilmente, e é preciso estar atento e saber reconhecer os sinais. São vários os tipos de violência; a intencional, que produz dano físico ou psicológico ao bichinho de propósito, e a não-intencional, que normalmente acontece por falta de informação ou patologias (como a síndrome de acumulador) de seu tutor.

A negligência, que pode ser intencional ou não, é a falha em fornecer os recursos básicos para o bem-estar do pet (como água, comida, assistência veterinária, etc). É considerado como crueldade qualquer ação que machuque desnecessariamente um animal, como bichos acorrentados sem conseguir se movimentar, feridas sem o tratamento adequado, entre outros.

  Ao testemunhar alguma dessas situações, é importante denunciar a violência, para que o dono seja notificado e o animal possa ser amparado. É necessário reunir provas (fotos, vídeos ou áudios) e entrar em contato com o órgão responsável do seu município. A denúncia é realizada anonimamente, e as devidas providências serão tomadas. Infelizmente, a punição para os maus-tratos a animais é branda, e as penas, quando aplicadas, são alternativas: Na maioria dos casos, multas e prestação de serviço comunitário. Por isso, é sempre importante reunir o máximo de provas ao realizar uma denúncia. 

Saiba como identificar sinais de maus-tratos?

LEVANDO ALEGRIA AOS ANIMAIS QUE JÁ SOFRERAM POR AÇÕES HUMANAS

  O Passeio Animal é uma atividade voluntária que surgiu em 2014 na Cidade de Mogi das Cruzes, quando uma professora se incomodou ao perceber que os animais do Canil Municipal do Centro de Zoonoses viviam em espaços muito pequenos, sem poder brincar, se exercitar ou tomar sol. Então, ela solicitou a Secretaria de Saúde que autorizasse uma caminhada semanal com os cães, como acontece no CCZ da Capital.

A atividade foi aceita, mas acabou no ano seguinte porque não havia voluntários. Em 2017, a Vereadora Fernanda Moreno solicitou, via indicação, que o passeio retornasse aos domingos, mas recebeu uma negativa. Então, o Grupo FERA criou um novo grupo de passeio, só que às quintas, durante o período da tarde.

O passeio ajuda cães que estão à espera da adoção. Além de ser um momento de lazer para tantos bichinhos que esperam um novo lar e para quem passeia, a atividade ajuda na socialização dos animais! Isso torna a adoção bem mais fácil! 

Conheça o “Passeio animal do CCZ de Mogi das Cruzes

LEIS

  Por muito tempo, a vida dos animais foi menosprezada pelos humanos. Um bom exemplo é que apenas em agosto de 2019, os animais foram considerados seres sencientes, ou seja, dotados de sofrimento e emoções. Antes disso eram descritos como “bens móveis”, mesmo termo utilizado para categorizar celulares, relógios e outros itens. O art. 225, inciso VII da Constituição Federal, incumbe ao Poder Público proteger a fauna e a flora.

O art. 32 da Lei 9605/98 criminaliza a violência contra animais silvestres, domesticados, nativos ou exóticos. Vale lembrar que não são apenas os maus-tratos que configuram crime, mas o abandono também. Infelizmente, as punições para quem comete esse tipo de crime são brandas, variando de detenção (de três meses a um ano), multa ou prestação de serviço comunitário. 

Saiba mais sobre leis em vigor que defendem os animais no Brasil! 

67232488 2386451984929217 3212492987443445760 o 1024x683 - CONSCIENTIZAÇÃO DO BEM-ESTAR ANIMAL - 30 MILHÕES DE ANIMAIS ABANDONADOS NO BRASIL

Related Images:

Conteúdo


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *